terça-feira, 22 de maio de 2012

Pois, Café

"Pois..." Aquilo que mais se ouve dizer entre o povo português e talvez uma daquelas palavras que não têm uma tradução perfeita. É uma onomatopeia de resignação ou de confronto com a maléfica realidade, quando criamos na nossa cabeça o cenário abstracto ideal e, de repente, nos apresentam factos que invalidam toda esta situação hipotética.

Então e tens dinheiro para fazer isso?
Hm... Pois...

O "pois" é assim uma palavra crucial da nossa língua e fez-me pensar na nossa maneira bilingue de falar. Quantas vezes não damos por nós a comunicar numa espécie de portinglês quando para aquela situação não existem palavras mais adequadas do que estrangeirismos. É uma pena não dizer exactamente o que queremos só para salvar a integridade da nossa língua mãe, e então, lá deixamos sair um self-conscious porque "auto-consciente" soa estranho ou uma bitch em vez de "puta" mas com o significado de "sacana" e assim ninguém interpreta da maneira que não queremos. Será este o futuro da linguagem? Uma mixórdia tal que qualquer estrangeiro consegue sempre perceber parte do que estamos a dizer, um paleio universal, utopia cumprida!




O Pois, Café é um café austríaco, gerido por austríacos, com coisas austríacas. Chegados a Portugal depararam-se com a misteriosa palavra "pois", o filler da língua portuguesa, e assim foi baptizado o café, que passou então a invalidar os sonhos de muita gente.

Este espaço serve as melhores tostas de Lisboa e arredores em termos de sabor/originalidade e eu e a Margarida comemos a Romy (bacon, alho francês, molho de mel e carile rúcola com salada de rúcola, couve roxa, cenoura e pimento) todas as vezes que cá vamos porque... É impossível resistir e pedir outra coisa. Contudo, tem vindo a tornar-se mais cara e agora já anda nos 6.90€, que justifica perfeitamente a qualidade mas que continua a ser caro para uma refeição que apetece consumir pelo menos uma vez por semana.



Tirei um pequeno excerto descritivo do site da Lifecooler por causa de uma particularidade interessante em relação às mesas: são elas que dão personalidade aos diversos espaços dentro deste espaço (espaçoception?) e eu nunca tinha pensado nisso de maneira a que este fulanos (que é, como quem diz, simpáticos repórteres) mostraram-me a luz:

As mesas são inspiradas em cidades que lhe dão o nome. Desta forma, temos Buenos Aires, que é um recanto com sofás e mesinhas de apoio, as quais dão a sensação de estar em casa; Marraquexe, um divã alto aconchegado entre três paredes, com uma mesinha de levar o pequeno-almoço à cama no meio - é perfeita para o chá; Viena, de madeira trabalhada e a única com as cadeiras todas iguais, dá para as refeições (...) as restantes designam-se de Sydney, Moscovo e Fiji.

Eu gosto especialmente do lado Marraquexe, é a minha cara chapada por nos obrigar a comer de maneira menos convencional, de pernas pendentes, com o tabuleiro no colo, mirando todos os outros clientes, ou de pernas cruzadas e prato no divã, a olhar para a nossa companhia.



Vim cá com a Margarida jantar antes de irmos ver o concerto alucinante do Filho da Mãe no Teatro Maria de Matos, que por sinal também tem um café, mas essa é outra história.

O Pois faz parte da iniciativa de Bookcrossing e todos os livros arrumados nas estantes, mesas e mãos das pessoas podem ser usufruídos e até trocados por algum que se tenha em casa.




Este é também um óptimo sítio para se estar a estudar e a trabalhar (talvez mais trabalhar porque às vezes pode tornar-se barulhento). Tem wifi da casa e apanha o hotspot da Zon se não me engano. Imaginem isto: podem poisar o vosso portátil comodamente na zona Viena enquanto degustam um apfelstrudel e sentem aquele ambiente porreiro na pele apreciando um calorzinho de fim de tarde que vos bate na testa.

Por falar em strudel, esta casa faz-me sempre lembrar uma personagem alemã que conheci chamada Malte e que me ensinou a pronunciar correctamente o nome deste doce complicado e por isso vou passar-vos conhecimento precioso por aqui!

Arremetam também para o site deles porque tem as ementas da semana! Aqui. Go go.
Agora com novos horários das 11h às 22h todos os dias menos segunda.

Não esperem pela demora porque irei ter mais uma post sobre o sítio, é daqueles que merece, e aqui vai um cavalinho de Buenos Aires para o provar.

Sem comentários:

Enviar um comentário