sexta-feira, 13 de abril de 2012

Grémio do Carmo

Podem encontrar a segunda post sobre este local aqui.

O Grémio foi uma super surpresa, abriu há bem pouco tempo e graças à Margarida pude descobrir este fabuloso local, três vivas! A entrada faz os mais desconfiados pensarem tratar-se de uma partida de mau gosto: ou se entra pela Merrell da rua do Ouro ou por uma loja de selos na rua do Carmo, nós fomos pela via dos sapatos, entrámos no elevador, premimos o botão terrivelmente apetecível e lá subimos.

E bem, deparei-me com muitas coisas boas, entre as quais brinquedos, um quadro de giz, uma longa mesa diferente das mesas que estamos habituados a ver nos cafés. Não, esta parecia convidar gente a juntar-se e a conversar, parecia uma mesa de parque de acampamento mas com classe.

Na zona da mini biblioteca havia imenso material curioso para explorar: um sofá gigante preto tentava atrair o meu rabo para que me sentasse e nunca mais saísse, mas primeiro, conversa! E o dono parecia estar mais que disponível para responder às minhas incessantes perguntas, my kind of guy!

E assim fiquei a saber que muitas das coisas que se encontravam no estabelecimento eram reaproveitamento de antigo material de uma livraria da rua do Carmo que fechou há pouco tempo, desde livros, a um ou outro objecto de mobília e também alguns ornamentos peculiares como tabelas de categorias, que antes serviram para enunciar secções de biblioteca e agora estão apenas a servir de adorno. Numa podia ler-se "doenças do fígado", noutra, "terapêutica", palavras muito encorajadoras para um café, mas eu sempre gostei do toque irónico.




Os preços tornam tudo apetecível, a Margarida pediu uma sandes de salmão fumado por 3€ e eles serviram-nos a dita acompanhada de um jarro de água. No menu podiam ler-se nomes estranhos (para mim) mas interessantes: prova de filtro, esta ainda não está operacional, mas vai ser possível provar café que promete ser único no seu sabor, um novo conceito? Esperemos que resulte! As palavras na ardósia falam também numa sugestiva cerveja de gengibre (conseguirei eu gostar de tal coisa?) e de uns sumos gaseificados, entre os quais o sabor maçã/melão que acho que provarei quando lá voltar na esperança a que saiba à minha amada cidra alcoólica.




Há mais alguns pormenores interessantes para reparar, as garrafinhas de condimentos, as caixas que fazem de prateleira para os livros, as luzes, a bicicleta na parede, contudo, o espaço é pequeno, mas através de várias divisões parece transformar-se em três lugares diferentes, este local está bem localizado, demasiado bem! Quero que tenha sucesso mas ao mesmo tempo é bom ter estes espaços mais íntimos, partilho aqui a dica, e acabo com uma página de uma curiosa revista que tive o prazer de folhear enquanto a Margarida me deixava umas côdeas para eu mordiscar. Fica para todos: What is it you love about movies?



Sem comentários:

Enviar um comentário